100 Anos – Marcas Brasileiras a Todo Vapor!

Passou o tempo mas elas continuam..

Com a oscilação do mercado, muitas empresas acabam afetadas e em alguns casos, chegam a encerrar suas atividades. No entanto, existem empresas que foram fundadas a mais de 100 anos e permanecem em atividade. Conheçam um pouco mais destas “velhinhas” que ainda tem lenha pra queimar!

Matte Leão

A Leão Júnior SA foi criada em 1901, com seu famoso chá por infusão.
Foi a primeira empresa a comercializar o chá mate tostado de fábrica, um grande sucesso. Em 2007, A gigante Coca-Cola adquiriu a empresa mas mantém o tradicional nome  Matte Leão e expandiu sua linha de produtos.

Batavo

A Batavo foi fundada em 1911 com o nome de Cooperativa Central de  Laticínios do Paraná, e mudou o nome para Batavo em 1928. Posteriormente em  1998, a empresa foi adquirida pela  Italiana Parmalat e em 2006 pela  Perdigão. Com a fusão entre as empresas  Sadia e Perdigão, os direitos foram passados ao Grupo BRF. Recentemente a Lactalis comprou os direitos da  Batavo.

 Catupiry

A receita do requeijão cremoso foi criada em 1911, pelo casal Mário e Isaíra Silvestrini. Em 1934, foi inaugurada a fábrica aberta na Barra Funda, São Paulo. A qualidade do seu produto fez com que a marca Catupiry tornado-se sinônimo de requeijão cremoso.

 Açúcar União

A Companhia União dos Refinadores foi iniciada em 1910, pelos irmãos Puglisi Carbone ao convencer os pequenos produtores paulista a se unirem em uma única empresa. Hoje, o Açúcar União permanece como líder de mercado.

A  empresa foi adquirida pela  Copersucar nos anos 70 e posteriormente foi vendida para o Grupo Novamérica em 2005. Em 2009, o Cosan comprou o Grupo Novamérica, tornando-se detentora da  União

 Droga Raia

Fundada em 1905, por  João Baptista Raia, em Araraquara, a fármacia trabalhava com receitas manipuladas  prescrevidas pelos médicos.  Com a vinda de laboratórios estrangeiros no páis, a farmácia se tornou uma drogaria.

Com a expansão da rede, em 2011, a DrogaRaia uniu-se a Drogasil, criando assim a maior rede de drogarias do país.

Casas Pernambucanas

Em 1855, o sueco Herman Theodor Lundgren chegou ao Brasil e tornou um empreendedor de  importação e exportação em Pernambuco. Após 40 anos, seu filho adquiriu uma fábrica de tecidos em São Paulo, e em 1908 abriu a primeira loja varejista Casas Pernambucanas.

Selmi (Macarrão Renata)

Em 1887, O imigrante italiano Adolfo Selmi chega ao Brasil e abre sua fábrica de massas caseiras e vendendo pelas ruas na cidade de Campinas. A empresa foi formalizada em 1905 e em 1911 trouxe da Itália o equipamento necessário para modernizar a produção. Em 1964, criou a marca Renata, desenvolvendo uma linha de farinhas e massas.

Gerdau

Em 1901, o alemão Johann Gerdau e seu filho Hugo , iniciaram uma modesta fábrica de pregos e atualmente a multinacional está presente em 14 países.

 Souza Cruz

Fundada pelo imigrante português Albino Souza Cruz no Rio de Janeiro, em 1903. Ao comprar a empresa Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro em 1910, a Souza Cruz se consolidou na cidade de São Paulo e desde 1914 a companhia foi adquirida pelo Grupo British American Tobacco.

 Alpargatas

A Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados foi fundada na região da Mooca, em 1907, por Robert Fraser. Os calçados foram inicialmente implementados aos trabalhadores nas lavouras, favorecendo o crescimento do negócio. A empresa criadora de produtos de sucesso como o tênis Conga, as chuteiras Kichute e as sandálias Havaianas. Desde 1982, a empresa pertence ao Grupo Camargo Côrrea.

 Tramontina

Em 1911, os descendentes da família Valentim Tramontina abriram uma ferraria que fabricava talheres e canivetes na cidade de Carlos Barbosa – RS.

Atualmente, a Tramontina trabalha com uma linha de produtos com mais de 17 mil itens e 10 lojas espalhadas pelo Brasil.

Guiadas por uma longa trajetória e muito empenho na qualidade de seus  produtos, fizeram destas empresas verdadeiras referências no mercado brasileiro.

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *