A História do Troféu

Desde muito tempo, o homem busca maneiras de representar suas conquistas e uma das mais conhecidas é o uso de símbolos. Certamente, quando pensamos em campeonatos logo vem a cabeça a ideia de um troféu, mas qual a sua origem?

A palavra troféu tem origem no latim “tropaneum” e trata-se  de uma  espécie de prêmio ou representação  de que determinada pessoa, grupo, exército, clã, nação ou tribo que conseguiu vencer  uma disputa.
De  acordo com cada  cultura  o troféu poderia ser partes  do corpo do inimigo, armas, pedaços  de  construções, entre  outros. Com o passar do tempo, as  guerras modernas passaram a  considerar a tomada de troféus um ato antiético  e de desonra.

A  partir  daí, os  troféus  passaram a ser estatuetas, taças, copas e  plaquetas que são utilizadas  para expressar o reconhecimento por  uma  realização e deixaram de ter o contexto bélico, sendo adotado  em competições esportivas, artísticas e culturais como uma  maneira  de  homenagear.

No início, os  troféus  eram feitos  quase  sempre de  ouro e  prata e  após  algumas  décadas foram adotados materiais como o bronze  e o ferro. Já  nas  últimas  décadas,  surge o acrílico, um material mais  moderno  que  oferece  as  peças a  possibilidade  em inovar  os  formatos, mais  leveza e  um custo benefício muito melhor.

Possibilitando os troféus integrar cada vez mais competições, aumentando o espírito competitivo, promovendo assim mais  eventos de arte, cultura e esportes por todo o mundo.

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *