Alguns Parâmetros de Cores de Impressão

Quando falamos em Comunicação visual é fundamental ter o conhecimento do uso de cores seja em impressos ou material virtual. Para obter o melhor resultado é necessário conhecer as regras e os diferentes tipos de aplicação.

As cores RGB (Red – vermelho, Green – verde e Blue azul) são chamadas de cores aditivas e são trabalhadas em planos luminosos como monitores, câmeras fotográficas, computadores e celulares, por tratar-se de uma escala que é trabalhada em luz.

Já a escala CMYK (Cyan – ciano, Magenta – magenta, Yellow – amarelo e Key – preto) é trabalhada em cores substrativas e é aplicada em impressos gráficos. A combinação de cores deste sistema permite que sejam mescladas criando uma grande gama de cores, porém o uso destes pigmentos não permite alcançar a toda escala de cor obtida no RGB ou cores especiais como o fluorescente ou metálico.

As cores Pantones pertencem a um sistema codificado de cores uniformes capaz de criar uma escala que abrange as chamadas cores especiais como o metálico ou fluorescente. O Pantone costuma ser utilizado para este padrão de cores especiais ou materiais que necessitem esta padronização de cores, diferente do processo CMYK que pode oferecer variações.

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *