Designer e Arte-Finalista: São Diferentes?

Designer e Arte-Finalista: Existe Diferença?

Muitos confundem os dois profissionais e alguns sequer sabia da existência do arte-finalista. Isso acontece devido ao estreitamento entre os dois cargos, ambos são profissionais criativos, ambos utilizam ferramentas parecidas, mas as semelhanças acabam por aqui. Conheça  um pouco mais de cada um.

O Designer

Este profissional atua  desenvolvendo projetos  gráficos e  de  comunicação visual, ou de  concepção de objetos e peças para os  mais variados segmentos. No mercado gráfico ele  pode  atuar na  criação de  logotipos, elaborar a formatação e  diagramação de uma publicação.

Ele também pode atuar em plataformas digitais, realizando o trabalho de layout de  interfaces para sites, games e dispositivos móveis.

O designer pode atuar em editoras, agências de publicidade, birôs e  produtoras  de mídias  digitais mas o seu mercado pode ser ainda mais abrangente como o desenho industrial que  pode direcionar para os mais variados segmentos por ser um campo multidisciplinar.

O Arte-Finalista

Este profissional também tem recursos que permite atuar  em diversos segmentos, contudo  é  um profissional especializado e tem como principal função a  finalização técnica de peças de  design ou publicidade para  impressão, oferecendo o suporte para melhor  execução do trabalho, influenciando diretamente ao resultado final.

Há  vários campos em que o arte-finalista precisa  ter  conhecimento, como paginação, pós  produção de imagens, leitura e realização de desenhos técnicos e noções de produção.

É  importante que conheça as  principais  ferramentas  digitais, tais  como o pacote Adobe, Corel Draw e softwares de impressão.

É o profissional responsável no final da  linha de trabalho, exigindo que  ele seja cuidadoso, rápido e atento a  detalhes.

Conclusão

O  designer  tem um domínio amplo em teorias e  técnicas de  design, que podem ter relação com a  produção do material de impressão e  comunicação digital. Já o arte  finalista precisa ter  o conhecimento das ferramentas para  dar  suporte  a  finalização e  acabamento do projeto elaborado pelo designer.

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *