Estamparia: Entenda os processos de Transfer, Sublimação e Serigrafia

Quais as opções de estamparia no mercado atual?

Os processos produtivos de uma estamparia pode ser segmentado em 3 diferentes técnicas:

Transfer: O processo chamado de transfer pode ser considerado um dos mais conhecidos, a técnica é realizada através da termo-transferência ou seja a transferência de uma imagem feita em uma impressora jato de tinta ou laser em um tipo de papel especial (papel específico para transfer) e utiliza-se uma máquina de estampar ou uma prensa térmica para transferir a imagem para o material desejado através da caloria aliada a pressão.
Os mais comuns produtos a serem estampados são: camisetas, boné, mousepad, jogos americanos, tecidos em geral e etc. É um processo produtivo que não requer uma quantidade mínima e rentável, pois é um processo de baixo custo e alta lucratividade.

Sublimação: É o processo em que o sólido se transforma em gás ou vapor sem passar pelo estado líquido. Na estamparia esta técnica é mais aplicada em canecas, pratos, chinelos e outros materiais que possuam capacidade de aderir ao poliéster. A principal característica na sublimação é a resistência a lavagem, arranhões e temperaturas extremas como quente e frio. O funcionamento do processo de sublimação, assim como o processo detransfer, utiliza-se de uma impressora adaptada para tinta sublimática e depois de impressa a imagem, usa-se uma máquina de estampar ou prensa térmica para transferir através de calor e pressão a imagem para o material a produzir, que pode ser: tecidos sintéticos como o poliéster e outros materiais para a fabricação de roupas esportivas, canecas, pratos, mousepad e muitos outros.

Serigrafia: Serigrafia ou silk-screen é uma técnica mais lenta e um dos mais antigos que existem no qual se utiliza telas(matriz), tinta, rodo ou puxador. As telas possuem micro furos por onde a tinta transpassa com a pressão exercida através do rodo ou puxador. Este é um processo caro para realizar uma pequena produçãoe também necessita de espaço na produção de uma estampa que trabalha com muitas cores.


Métodos de Transferência X Serigrafia

Os métodos de transferência como a sublimação e os transfers são práticos e de baixo custo que permite a confecção de peças únicas, já que pode ser impresso uma única imagem em uma impressora convencional (transfer) ou em uma específica no caso da sublimação, sem a necessidade de matrizes, tintas, espaço e sujeira. Outra vantagem é a gama de cores que pode ser usada, você pode criar estampas idênticas a fotos, o que não ocorre no silkscreen já que o processo limita o uso de 4 cores, o processo de termo transferência é um processo rápido e de fácil instalação, já que necessita de uma impressora e uma máquina de estampar  ou prensa térmica.

 

 

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *