
Quem estuda o design gráfico, certamente deve reconhecer o verbete “Gestalt” mas caso não esteja familiarizado com o termo, este é o momento de aprender!
Trata-se de uma teoria desenvolvida no início do século XX por Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, que apresenta estudos da capacidade do cérebro humano em decodificar certos estímulos visuais e organizá-los para a melhor interpretação.
De acordo com o estudo, ao receber um estimulo visual, nosso cérebro não recebe a informação de forma isolada, mas vários elementos complexos que agrupam características semelhantes, que são organizados como um quebra-cabeça.
Ou seja, temos a visão da totalidade mas também somos capazes de desmembrar a visão geral e nos atentarmos aos detalhes.
Qual a sua importância?
Como todos estudantes ou profissionais do design, procura tornar suas criações significantes visualmente para a melhor transmissão da mensagem e atendimento a seu público alvo. Para isso, é necessário fazer o uso de algumas técnicas baseadas nas leis da Gestalt.
Conheça as leis da Gestalt
1. Lei da Unidade: Consiste em afirmar que a percepção de um elemento seja ele simples ou constituído partes formando a unidade.
2. Lei da Segregação: É a capacidade perceptiva de isolar, evidenciar e interpretar elementos mesmo que sobrepostos. Isso acontece através de variações estéticas que favorecem o contraste como cores, iluminação e texturas.
3. Lei da Unificação: Esta lei trabalha com parâmetros de simetria e equilíbrio dos elementos da composição formando um conjunto coerente e harmônico.
4. Lei do Fechamento: Princípio onde o cérebro faz a interpretação da formação de uma imagem mesmo ela estando incompleta, pois a mente consegue elaborar a continuidade da forma podendo entender a imagem como um conjunto.
5. Lei da Continuidade: Trata-se da sucessão de elemento criando um fluxo de elementos a serem decodificados pelo cérebro.
6. Lei da Proximidade: Através do posicionamento aproximado de várias formas que são percebidos juntos e interpretados como uma unidade.
7. Lei da Semelhança: É a composição onde os elementos possuem formas, cores ou outros aspectos semelhantes que são analisados como uma unidade.
8. Lei da Pregnância: Princípio onde a percepção visual de uma composição é interpretada de maneira rápida e clara, devido ao conjunto ser homogêneo e harmonioso. Um objeto com baixa pregnância possui uma interpretação mais difícil, devido a complexidade dos elementos agregados a ele.

Com essas informações, o designer será capaz de elaborar projetos sofisticados e inovadores estruturado em conceitos que elevam a qualidade do trabalho e permite uma comunicação mais eficiente com o público.