O Princípio de Elementos de Comunicação

Estrutura Básica

comunicação faz referência à linguagem e interatividade, de maneira que estabeleça a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor.

A palavra Comunicação tem origem no latim “communicare” que significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento fundamental da interação social humana.

Os elementos que fazem parte da comunicação são:

  • Emissor: denominado também falante ou locutor, o emissor é aquele que transmite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, apenas um indivíduo, um grupo de pessoas, uma instituição, entre outros.
  • Receptor: chamado ouvinte ou interlocutor, o receptor é quem capta a mensagem emitida pelo emissor.
  • Mensagem: é o objeto usado na comunicação, de maneira que representa as informações transmitidas pelo locutor.
  • Código: representa o conjunto de símbolos ou grafismos que serão utilizados na transmissão da mensagem.
  • Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, banner, outdoor, livro, adesivo, revista, televisão, telefone, e muitos outros.
  • Contexto: Também chamado de referente, é o momento e ambientação da comunicação em que estão inseridos o emissor e receptor.
  • Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é recebida de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; objetos que atrapalham a legibilidade do anúncio; etc.

Observação

A comunicação será efetiva a partir do momento em que o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor, ou seja, o entendimento da mensagem transmitida.

Nesse caso, podemos pensar em duas pessoas de diferentes nacionalidades e que não conhecem a língua para estabelecer a correta comunicação (português e mandarim).

 

 

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *