Vetor e Bitmap: Veja a diferença

Ao desenvolver a criação de um layout, o designer deve ter em mente o conhecimento básico dos tipos de arquivos. Mas qual a diferença entre eles? O que é vetor e bitmap?

Vetor

É perceptível a diferença entre vetor e bitmap, a qualidade do vetor é superior principalmente quando é observado ampliando a imagem, pois o vetor não tem o problema de ficar “pixelado”. O vetor é um desenho formado a partir da geometria, ou seja, cálculos matemáticos e por essa razão ele pode ser escalonado sem que haja perda de qualidade da imagem. Outra vantagem é que os elementos podem ser desenvolvidos de forma isolada, facilitando o trabalho de edição dos objetos.

Bitmap (ou Raster)

Este tipo de imagem é trabalhado por cálculos complexos que resultam nos quadradinhos que compõem a imagem chamados pixels, onde cada um tem uma cor e o conjunto destes pixels formam a imagem. O bitmap pode apresentar uma imagem com maiores nuances de cores de forma mais suave, trazendo riqueza de detalhes.
O  bitmap deve  ser  trabalhado com a  orientação de  resolução de  imagem tendo a  dimensão do material e a quantidade de pixels utilizados para a formação da  imagem.

Cabe ao desenvolvedor analisar o tipo de arquivo que melhor atende a cada necessidade do consumidor e público.

You might like

About the Author: Fernando Negrini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *